terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ferramenta Ancestral


Uma equipa de arqueólogos liderada por Julio Mercader da Universidade de Calgary descobriu a primeira jazida arqueológica de chimpanzés, um agrupamento de pedras em forma de martelo, que eram usadas pelos macacos há 4300 anos, para esmagar/abrir nozes.
Através da análise dos grãos de polén embutidos nas pedras, a equipa foi capaz de identificar cinco espécies de nozes, quatro das quais não são consumidas pelos humanos.
A descoberta mostra que a utilização desta ferramenta não era um comportamento aprendido pelos chimpanzés por observação directa dos agricultores que viviam na zona, como acreditam alguns cépticos. Mercader pensa que os seres humanos e os chimpanzés podem ter herdado a utilização de ferramentas de pedra de uma espécie ancestral de macaco, que viveu acerca de 14 milhões de anos.

Apesar do uso de uma pedra para esmagar uma noz poder parecer uma tarefa simples, Mercader vê as pedras como pistas para um comportamento muito mais complexo. "Há provas claras de que os chimpanzés compreendem que matérias-primas necessitam", diz ele, lembrando que os macacos preferem tipos de pedra duráveis, tais como quartzo ou granito. Saber onde encontrar pedras requer um bom planeamento e memória, na densa selva onde a visibilidade ronda os 40 pés.
O número de comportamentos que são exclusivamente humanos tem vindo a diminuir à medida que os cientistas sabem mais sobre os nossos primos primatas, mas produzir ferramentas de corte ainda parece estar para além da capacidade dos chimpanzés que vivem em estado selvagem.

Publicado dia 16 de Janeiro de 2008

Ofertas de Emprego

Assistants needed for ruffed lemur project in Ranomafana National Park,Madagascar, Stony Brook University

Research Assistants Needed for Gelada Monkey Research in the EthiopianHighlands, Dr. Peter Fashing (Pittsburgh Zoo & Carnegie Mellon University) &Dr. Nga Nguyen (Cleveland Metroparks Zoo & Case Western Reserve University)

UK based Translators, Great Ape Film Initiative