quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Novo inquilino no Jardim Zoológico de Lisboa

O gorila Nasibu, de 12 anos, é o novo elemento da grande família do Zoológico de Lisboa, para ajudar a conservar a espécie.


O jovem Gorila-ocidental-das-terras-baixas, veio da Suécia ao abrigo do Programa Europeu de Reprodução da espécie que visa contrariar a extinção destes primatas. A iniciativa insere-se no Ano Internacional do Gorila, proclamado pelas Nações Unidas.

A 11 de Dezembro chegou ao Zoo de Lisboa, para fazer companhia a três gorilas fêmeas: Bak (24 anos), que foi recolhida de um circo espanhol, Ulca (27 anos), que veio do Zoo de Colónia, e Anguka (14 anos), do Zoo de Sidney. A adaptação tem sido feita em fases progressivas, através de contacto visual, exploração do espaço e integração no grupo. O principal objectivo é que Nasibu se torne no macho-dominante, havendo assim possibilidade de reprodução desta espécie, que está cada vez mais ameaçada, estimando-se que apenas existam 200.000 gorilas, sendo que, o seu Estatuto de Conservação é alarmante pois encontram-se em perigo, ou criticamente em perigo, dependendo da espécie.

O equilíbrio da população mundial de Gorilas está ameaçada por diversos factores, como a caça para a alimentação humana - bushmeat -, o comércio de animais vivos (em especial crias), os conflitos armados na sua área de distribuição, a destruição do seu habitat e as doenças como o vírus Ébola e outras transmitidas pelo Homem.


Referências da Notícia e Foto:

Renascença - http://www.rr.pt/Informacao.Aspx?AreaId=11

Núcleo de Estudandes de Biologia da Universidade Lusófona - http://biocel-lusofona.blogspot.com/

O dia a dia no Santuário de Chimpanzés em Tchimpounga