segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vida inteligente em quase 40 mil planetas

Um cientista estima que haja vida inteligente em perto de 40 mil planetas.


A descoberta de mais de 330 planetas fora de nosso sistema solar nos últimos anos, ajudou a redefinir o provável número de planetas habitados por alguma forma de vida, segundo um artigo de Duncan Forgan publicado na revista especializada International Journal of Astrobiology.


As actuais investigações estimam que haja pelo menos 361 civilizações inteligentes na nossa galáxia e possivelmente 38 mil fora dela.


"Mesmo que existam formas de vida alienígenas, nós poderemos não estabelecer contacto com elas e não temos qualquer ideia da sua forma", admitiu o astrofísico da Universidade de Edimburgo, citado pela BBC.

Apesar dos investigadores fazerem frequentemente estimativas de vida inteligente fora da Terra, este é um processo quase de adivinhação - estimativas recentes variam entre um milhão e menos de um planeta com alguma forma de vida.

"É um processo para quantificar a nossa ignorância", salientou o especialista.

No seu artigo, Forgan conta que simulou uma galáxia parecida com a nossa, permitindo o desenvolvimento de sistemas solares baseados naquilo que se conhece a partir da existência dos planetas fora do nosso sistema solar - os chamados exoplanetas.

Esses mundos alienígenas simulados foram então submetidos a três cenários diferentes.

O primeiro cenário parte da premissa de que o surgimento da vida é difícil, mas a sua evolução é fácil. Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia.

O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas a sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.

O terceiro caso examina a possibilidade de a vida ter passado de um planeta para outro durante colisões de asteróides - uma teoria popular de como a vida surgiu na Terra.

Neste caso, a estimativa é de que haveria 37.964 civilizações inteligentes.

Sentido das Letras / Copyright 2008 - 2/9/2009 1:43 PM